Janeiro a Dezembro de 2010

There are no translations available.

Relatório Centro de Reabilitação: Janeiro a Dezembro de 2010


Olá, amado(a) irmão(ã); neste pequeno informativo você ficará informado quanto aos acontecimentos mais importantes do ano em nosso Centro de Reabilitação, mantido graças à misericórdia do Senhor, que também  tem te usado para nos abençoar com sua contribuição.



Esportes:

Durante o tempo em que estão internados, os alunos praticam inúmeros esportes. Somados aos futebol, vôlei, jiu-jitsu, academia e outros suportes, no fim deste ano tivemos a volta de nossos esportes radicais (rapel, escalada, etc), que levam o dependente a utilizar sua adrenalina de forma saudável, desenvolvendo cada vez mais a conscientização de que é possível viver de forma plena sem o abuso de substâncias que causam dependência.

Oficinas:

No ano de 2010, além das oficinas já ministradas, tivemos a oportunidade de oferecermos aos alunos inúmeras outras, desenvolvendo as habilidades e a auto-estima de cada um, a fim de que estes trabalhem o seu potencial e utilizem-nos servindo ao seu futuro, tais como:

  • Aulas de violão
  • Curso de panificação
  • Prática de mosaico em quadros
  • Aulas de informática
  • Oficinas motivacionais e de relações humanas no trabalho
  • Produção Agroecológica Integrada e Sustentável - PAIS

Curso:

Além das oficinas citadas acima, iniciamos no mês de dezembro o curso Como Montar e Administrar Uma Empresa. Com carga horária de 60 h, o curso desenvolve o potencial empreendedor de cada um dos internos, além de, como nas oficinas citadas anteriormente, elevar a auto-estima e ajudar na ressocialização. O curso é ministrado pela Humanos Cursos.

Parcerias:

Em 2010 fechamos algumas parcerias que têm se mostrado fundamentais para o desenvolvimento e crescimento de nosso trabalho, trazendo incontáveis benefícios, tais como:

SEBRAE: Por meio da metodologia PAIS (Produção Agroecológica Integrada e Sustentável), alguns educadores receberam treinamento para a realização de trabalho com os alunos voltado à melhoria da qualidade de vida e sustentabilidade, estimulando a prática da agricultura orgânica por meio de processo produtivo sem o uso de agrotóxicos.
MOINHO DIAS BRANCO e TRIGO.COM: O Moinho Dias Branco disponibiliza técnicos que visitam o CRCV periodicamente para dar aulas aos nossos alunos em tratamento, enquanto a Trigo.com envia doações de matéria-prima e insumos para este trabalho, havendo também a perspectiva, de acordo com o desenvolvimento do aluno, de uma possível contratação pelos parceiros, quando concluirem o tratamento.

SECRETARIAS DE SAÚDE E DE DESENVOLVIMENTO SOCIAL DE JOÃO PESSOA: Por intermédio do Ministério público da Paraíba, firmamos no último mês parceria com os órgãos a fim de recebermos pacientes encaminhados pelo CAPS (Centro de Atenção Psicossocial) em João Pessoa.

De acordo com o termo de acordo, o Município de João Pessoa vai custear 50% do valor de 20 leitos que serão disponibilizados pelo Centro de Recuperação Cidade Viva para o tratamento dos casos graves de dependência de drogas. Das 20 vagas, dez serão destinadas a adolescentes usuários de drogas que tenham de 12 anos a 17 anos e 11 meses de idade. Caberá ao Centro de Atenção Psicossocial Infantil (Capsi Cirandar) fazer o acolhimento, a avaliação psiquiátrica e psicossocial desses pacientes. Desta forma, iniciamos nossos trabalhos com adolescente, mais uma luta que o Senhor nos fortalecerá para que prossigamos ao alvo estabelecido por Ele. As demais vagas serão destinadas a pacientes maiores de 18 anos de idade, público com o qual já trabalhávamos.


Acompanhamento externo:

Por meio de nosso Corredor da Vida, temos dado suporte aos dependentes que pretendem entrar no Centro e aos que pretendem ter o acompanhamento externo, de forma que já temos tido incontáveis frutos; alguns estão “limpos” da droga há meses somente participando do grupo terapêutico.
Não obstante o trabalho com os dependentes, nosso grupo de trabalho com os co-dependentes (familiares dos dependentes) neste ano deu um grande salto, tendo em vista que uma nova equipe foi inserida no trabalho e têm atuado de forma profunda, por meio também de palestras e atendimentos individuais.
Agradecemos ao Senhor que neste ano esteve conosco, transformando vidas esquecidas e dando uma nova vida àqueles em quem nem mesmo os familiares acreditavam mais. Também agradecemos a Ele por ter usado você como colaborador desta obra, sabendo que sua participação é fundamental na reabilitação de cada vida que passa pelo nosso Centro de Reabilitação.

Juntos somos melhores!


R. Luzia Simões Bartoline,100 - Aeroclube - João Pessoa - PB - CEP: 58036-630 - Fone: 3041-7471 - E-mail: cidadeviva@cidadeviva.org
Todos os direitos reservados - 2010© Cidade Viva - Cidade Criativa